O CAVI da AVI tem estatuto de IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, nos termos da legislação aplicável.
A Direção Técnica do CAVI é constituida pela Dra. Carla Mendes, Assistente Social e a restante Equipa Técnica é composta pela Dra. Alexandra Fernandes, Assistente Social e pela Dra. Joana Cunha, Psicóloga.
Missão
A AVI, através da constituição do CAVI - Centro de Apoio à Vida Independente, tem por missão assumir funções de gestão, de coordenação e de apoio dos serviços de assistência pessoal e tem como competência genérica a conceção, implementação e gestão dos Projetos-Piloto no âmbito da vida independente.
Visão
A Vida Independente é uma filosofia de vida aplicada às pessoas com deficiência que abrange todas as vertentes da vida, e que não se esgota na Assistência Pessoal, aplicando-se também ao acesso a bens e serviços à constituição de família, ou às acessibilidades e à mobilidade geográfica. Neste sentido, o CAVI da AVI acredita que as pessoas com deficiência têm capacidade, e sobretudo direito, à sua autodeterminação e podem decidir sobre as suas próprias vidas, sendo fundamental conciliar o CAVI com outros serviços de mediação para os seus destinatários.
Objetivo
É objetivo primordial do CAVI da AVI proporcionar as condições necessárias para a autodeterminação das pessoas com deficiência, pressupostos essenciais da plena inclusão e da efetiva participação em todos os contextos da vida.
Orgãos Sociais
Assembleia geral
Presidente - Leonardo Silva
Secretária - Maria Luísa Silva
Secretária - Ana Maria Fernandes Silva
Direção
Presidente - Manuela Costa
Secretário - Eduardo Gonçalves
Tesoureiro - Luís Pedro Lages
Vogal - Jorge Rodrigues
Conselho Fiscal
Presidente - Albino Pereira
Secretária - Deolinda Pinto
2º Secretário - Lucas Costa
Suplente - Ana Cristina Pereira